XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Gonzalo Fierro
Home

gfierro_204014.jpg

Gonzalo Antonio Fierro Caniullán (Santiago, 21 de março de 1983) é um futebolista chileno, que joga no Flamengo, do Brasil.

É conhecido como "el joven pistolero" pela torcida do Colo-Colo, onde é ídolo. Ele foi o primeiro jogador chileno a jogar no Flamengo e o primeiro jogador chileno a ser convocado para uma Copa do Mundo enquanto jogador do Flamengo.

Revelado pelo Colo-Colo, em 2002, Fierro jogou os seis anos seguintes de sua carreira por este clube, sendo que, durante esse período, conquistou cinco títulos do Campeonato Chileno. A sua estréia no futebol profissional aconteceu logo em um clássico contra o Cobreloa. O jogador fez parte da inesquecível geração de ouro do Colo-Colo, comandada pelo treinador Claudio Borghi. Naquele grupo, ele dividiu vestiários e celebrou conquistas e gols com Matías Fernández, Humberto Suazo, Alexis Sánchez, Arturo Vidal, entre outros craques.

Em agosto de 2008, Fierro veio para o Brasil, aonde passou a defender o Flamengo. Sua estréia foi no jogo Flamengo 1x0 Ipatinga, onde ele entrou substituindo o meia Éverton, tendo uma participação muito boa. Em sua passagem pelo rubro-negro carioca, fez dois gols: um contra o São Paulo (Morumbi), pelo Campeonato Brasileiro de 2009 e outro contra o Duque de Caxias (Maracanã), pela Taça Guanabara, do Campeonato Carioca de 2010. Em 2010 Fierro foi emprestado ao Boca Juniors, da Argentina, porém, um problema em sua retina fez com que o clube Argentino o devolvesse ao Flamengo.

Fierro também teve passagens pelas seleções sub-20 e sub-23 de seu país, até chegar à Seleção Chilena Principal, em 2006. Gonzalo estreou na Seleção comandada por Nelson Acosta em um amistoso diante da Colômbia. Um ano mais tarde, participou da Copa América de 2007. Em 2008, no entanto, ficou de fora do selecionado e só conseguiu recuperar o seu espaço já no final das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Em 2010 participou do elenco de La Roja na Copa do Mundo FIFA, porém não atuou 1 minuto sequer, ficando no banco de reservas durante toda a competição.

Volta à página principal