XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Humberto Suazo
Home

suazo.jpg

 
Humberto Andrés Suazo Pontivo, mais conhecido como Humberto Suazo (San Antonio, 10 de maio de 1981), é um futebolista chileno. Atualmente joga no Real Zaragoza.

Começou sua carreira no Club Torino de San Antonio, onde ficou dos seis aos dezeseis anos de idade, até que foi para Club Deportivo Universidad Católica onde ficou de 1996 até 1999. Passou por diversos clubes chilenos (entre eles o San Luis de Quillota, pelo qual se sagrou artilheiro da 3ª divisão chilena com 40 gols) até ir para o Colo-Colo em 2006.

No clube mais popular do Chile obteve a consagração: fez uma grande dupla com Matías Fernandez e se sagrou campeão chileno (torneios Apertura e Clausura). Foi ainda artilheiro do torneio Apertura, com 19 gols e da Copa Sul-Americana com 10 gols.

Em 2007, foi campeão chileno pelo Colo-Colo (Torneio Apertura), se tornando ainda artilheiro do torneio com 18 gols. Foi então contratado pelo time do Monterrey, do México, onde também conseguiu fazer sucesso.

Chamou a atenção dos clubes europeus, principalmente após as eliminatórias sul-americanas, torneio onde foi artilheiro, e terminou sendo contratado pelo Real Zaragoza, da Espanha, no início de 2010.

Estreiou pela seleção chilena em 2005, e disputou a Copa América de 2007 pela Seleção do Chile e marcou três gols na competição. O Chile foi desclassificado pelo Brasil nas quartas-de-final.

Foi o grande jogador da sua equipe nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo 2010, ajudando a equipe a garantir a classificação para o mundial e conquistando a artilharia do torneio.

É um dos principais jogadores do Chile, e atacante titular na Copa do Mundo 2010. 

Volta à página principal