XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Wesley Sneijder
Home

sneijder.jpg

Wesley Benjamin Sneijder (Utrecht, 9 de junho de 1984) é um futebolista holandês. Atualmente joga na Internazionale.

É um dos grandes protagonistas da atual Seleção Holandesa. Foi um dos artilheiros da Copa do Mundo FIFA de 2010 com cinco gols marcados, ao lado de David Villa, da Espanha, Diego Forlán, do Uruguai, e Thomas Müller, da Alemanha.. Foi escolhido ainda o segundo melhor jogador do mundial com 21,8% dos votos, atrás de Forlán, com 23,4%, e à frente de Villa, com 16,9%.

Wesley Benjamin Sneijder nasceu em uma família de futebolistas: seu pai era um jogador, seu irmão mais velho Jeffrey jogou para Stormvogels Telstar e seu irmão mais novo Rodney joga nas categorias de base do Ajax.

Sneijder iniciou sua carreira no FC Utrecht, sua cidade natal, equipe que ganhou uma Eredivisie em 1958. Com sete anos, Sneijder foi convidado para realizar alguns testes no Ajax, juntamente com seu irmão, Jeffrey e rapidamente começou a fazer história no clube. Antes de sua estréia com a equipe principal do Ajax, Sneijder disputou seu primeiro campeonato internacional, o Mundial Sub-17 do Peru com a seleção holandesa. Nas categorias de base do Ajax foi colocado às ordens do ex-jogador Danny Blind, que o recomendou para Ronald Koeman que era técnico da equipe principal.

Estreou no Ajax em 2 de fevereiro de 2003, em um jogo contra o Willem II onde venceu por 6 a 0. Sua estréia no Amsterdam Arena foi no clássico contra o Feyenoord. Na mesma temporada (2002/2003), Sneijder disputou seu primeiro jogo na Liga dos Campeões da UEFA contra o Arsenal, que terminou com um empate em 0 a 0, Sneijder entrou no final do jogo no lugar do Sul Africano Steven Pienaar. Nessa temporada o Ajax foi eliminado da Liga dos Campeões nas quartas de final contra o AC Milan no último minuto, em um surpreendente desempenho do time que tinha uma equipa de jovens jogadores, além de Sneijder tinha: Rafael van der Vaart, Cristian Chivu, Zlatan Ibrahimovic e Andy van der Meyde. O seu primeiro gol pelo Ajax foi em 13 de abril de 2003, em uma partida contra o NAC Breda.

Na temporada 2003/2004, Sneijder ganhou a Eredivisie. Nessa campanha, Sneijder desempenhou um papel muito importante na equipe marcando 9 gols em 30 jogos. A temporada 2006/2007 merece ser mencionada, o jovem meio campo fez sua melhor campanha com a camisa do Ajax, marcando 18 gols, uma marca espetacular levando em conta a sua posição de meio campo. Na mesma temporada ganhou a sua segunda Copa da Holanda contra o AZ Alkmaar nos pênaltis.

Sneijder foi o segundo de três holandeses para assinar pelo Real Madrid no ano de 2007, juntando-se Royston Drenthe e depois Arjen Robben. Ele também recebeu o número 23, que foi usado por David Beckham por quatro temporadas completas no Real. Em seu primeiro jogo da La Liga, ele marcou o gol da vitória no clássico de Madrid contra o Atlético de Madrid. Na segunda jornada, ele marcou dois gols contra o Villarreal CF, um deles sobre um pontapé-livre direto. Sneijder coroou uma bela temporada na Espanha, primeiro batendo um impressionante chute livre no último jogo da temporada contra o Levante UD no Bernabéu, tendo o seu registo de nove gols na temporada de La Liga, uma época que também viu Real manter seu título.

No dia 3 de agosto de 2008, Sneijder foi carregado para fora do amistoso da pré-temporada contra o Arsenal com uma lesão no ligamento cruzado suspeitos após uma colisão com Abou Diaby. Sneijder tinha uma ressonância magnética que confirmou a extensão da lesão para não ser tão ruim quanto se temia inicialmente. Era esperado que ele estaria fora por pelo menos três meses. No entanto, ele conseguiu se recuperar a tempo e foi incluído no onze inicial para o embate da Liga dos Campeões contra a Juventus, em Turim. Em 2 de Setembro de 2008, que relataram que após a saída de Robinho para o Manchester City por € 42 milhões, Sneijder seria agora novo número 10 do Real Madrid. Um dia depois, o Real Madrid confirmou em seu site novo número: o 10. Seu número anterior, 23, foi assumido por seu colega holandês Rafael van der Vaart, cujo número preferido é 23.

A revista holandesa Voetbal International realizou uma enquete para decidir qual o melhor cobrador de faltas da Seleção Holandesa. Sneijder recebeu um esmagador 70% dos votos, enquanto Robin van Persie do Arsenal, ficou em segundo lugar com 21% e o ex-companheiro de Sneijder de Ajax e de Real Madrid e atual atacante do Milan Klaas-Jan Huntelaar foi o terceiro com 3% dos votos.

Em 26 de Agosto de 2009, assinou um contrato com duração de cinco anos com a Internazionale, por aproximadamente 15 milhões de euros. Recebeu a camisa 10 da equipe.

Sneijder estreou com a Holanda Sub-21 contra a República Tcheca no dia 28 de março de 2003. Seu primeiro jogo com o time principal foi contra Portugal em 30 de abril do mesmo ano, quando ele se tornou o oitavo homem mais jovem a jogar para a equipe principal da Holanda.

Sneijder chegou semifinais da Euro 2004 com a Holanda. Ele começou no banco, e foi titular do grupo em duas fases de mata-mata. Ele também contribuiu com dois gols no torneio classificatório.

Sneijder iniciou todos os quatro jogos para a Holanda na Copa do Mundo da Alemanha. Ele recebeu um dos dezesseis cartões amarelos do recorde contra Portugal ("Batalha de Nuremberg"), Portugal se classificou com uma vitória de 1 a 0.

Foi titular também na campanha da Euro 2008, onde a Holanda conseguiu passar sem dificuldades para a segunda fase, vencendo facilmente os três jogos da fase de grupos. Porém, surpreendendo a todos, os holandeses foram mais uma vez eliminados precocemente, após a derrota por 3 a 1 para a Rússia.

Em 18 de junho de 2005, Sneijder casou-se com Ramona Streekstra e em 4 de setembro de 2006 seu primeiro filho nasceu. Sneijder tem tatuado em seu antebraço esquerdo o nome de seu filho. Em 21 de janeiro de 2009, o casal se separou.

Atualmente namora a modelo hispano-holandesa Yolanthe Cabau van Kasbergen.

Volta à página principal