XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Gonzalo Higuaín
Home

gonzalo_higuain.jpg

Gonzalo Higuaín (Brest, 10 de Dezembro de 1987) é um futebolista argentino, nascido na França que atua como atacante. Atualmente, defende o Real Madrid.

Seu pai, Fernando Higuaín, é também jogador, o mesmo que seu irmão, Huan Higuaín. Sua mãe, Nancy Zacarías, é uma artista.

Gonzalo Gerardo Higuaín ficou pouco tempo na Europa e com dez meses de idade foi morar na Argentina. Influenciado desde pequeno pelo pai Jorge Fernando Higuaín e pelo irmão Federico Huan Higuaín, que também foram jogadores, Gonzalo começou nas categorias de base do River Plate.

Após atuações na base do River, Higuaín foi lançado nos profissionais com 17 anos, fazendo sua estreia em maio de 2005 na partida contra o Gimnasia de La Plata, válida pela 15ª rodada do Clausura do ano. Jogou 6 partidas nesse ano, entre Clausura e Apertura, e mesmo não marcando gols, chamou a atenção da imprensa argentina por sua habilidade nos dribles e velocidade com a bola. Foi convocado para Seleção Argentina juvenil, mas não aceitou, alegando que a convocação poderia atrapalhar seus planos de jogar na Europa por causa de sua dupla-cidadania.

Logo no começo do ano pós-estréia, Higuaín marcou 7 gols e deu 5 assistência em 15 partidas. Logo em seguida, o grupo de investidores MSI comprou 50% de seu passe por 6 milhões de euros. As especulações sobre seu futuro logo surgiram, intensificados pelo suposto interesse de grandes clubes da Europa.

Higuaín permaneceu no River, mantendo as boas atuações, marcando gols e dando assistências, assim, seu nome foi ainda mais divulgado na Europa. Em dezembro de 2006, logo após terminar o Apertura com 8 gols e 11 assistências em 19 partidas, o Real Madrid acertou a contratação do jogador, assinando um contrato de 6 anos e meio com o clube merengue.

Sua estréia ocorreu dia 11 de janeiro de 2007, entrando no decorrer de uma partida contra o Real Betis, em Sevilla. A primeira temporada de Gonzalo foi apagada. Com apenas 2 gols e 3 assistências em 23 partidas, Higuain causou dúvidas nos torcedores e nos dirigentes, pondo à prova sua fama de prodígio. No mesmo período, o atleta descobriu uma brecha na legislação que o permitiria manter a cidadania argentina e o passaporte comunitário. Higuaín então logo foi chamado pelo treinador Sergio Batista para um amistoso preparatório para os Jogos Olímpicos de 2008. Os ares de seleção fizeram bem ao atacante, que apesar de não se destacar, passou a apresentar um melhor futebol Real. Marcou 9 gols e 3 assistências em 32 jogos no período 2007-08.

Higuaín ganhou uma chance entre os titulares, aproveitando-se da grave lesão de Van Nistelrooy. Huntelaar foi contratado para substituir o compatriota, mas quem começou a se destacar foi o argentino, que jogando como segundo atacante passou a demonstrar o bom futebol dos tempos de River. Higuaín não conseguiu levar o Real ao título, porém fez uma temporada magnífica, terminando com 24 gols e 9 assistências em 44 jogos.

Parecia que Gonzalo iria perder espaço com a reedição dos madrilenhos nos torneios 2009-10, no entanto o argentino cavou seu espaço e substituiu o novo craque francês Karim Benzema, formando o setor ofensivo ao lado de dois recentes melhores do mundo: Cristiano Ronaldo e Kaká. Porém o jogador tem sido o principal goleador do clube na temporada, sendo o vice-artilheiro do Espanhol (atrás de Lionel Messi). Seus números o colocaram mais próximo da alcunha de "novo Hernán Crespo": tanto e que o próprio Crespo falo em 2006 que ele era seu suscessor, atacante habilidoso e de bom passe, e com faro de gol.

Integrou o elenco que disputou a Copa do Mundo FIFA de 2010. Na segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, fez 3 gols na vitória por 4 a 1 sobre a Coréia do Sul, se tornando o terceiro jogador na história da seleção de seu país a marcar um hat-trick (3 gols em uma única partida) em jogos de Copa do Mundo.

Volta à página principal