XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Juan Sebastián Verón
Home

veronjuan.jpg

Juan Sebastián Verón, (La Plata, 9 de março de 1975) é futebolista argentino que atua como meio-campista. Atualmente, joga pelo Estudiantes.

É conhecido em seu país como La Brujita ("A Bruxinha"). O apelido é o diminutivo da alcunha de seu pai, o ex-jogador Juan Ramón Verón, que era conhecido como La Bruja ("A Bruxa").

Debutou no time de sua cidade, o mesmo em que seu pai fez história, o Estudiantes de La Plata, já demonstrando sua grande técnica, com precisão nos passes e especialmente em cobranças de falta.

Após breve passagem no Boca Juniors, onde manteve o bom futebol, foi jogar na Itália, na equipe da Sampdoria. Logo se trasferiu para o Parma, e depois para a Lazio, onde ganhou um Scudetto e uma Copa da Itália na temporada 1999/2000.

Em 2001, foi para a Inglaterra jogar no Manchester United, ganhando o Campeonato Inglês na temporada 2002-2003 e, posteriormente, no Chelsea, mas não fez sucesso no futebol inglês, chegando a ser emprestado em 2004 para a Inter de Milão, onde jogou até finalizar a temporada 2005-2006.

A partir desse momento, seu passe foi adquirido novamente pelo clube que o viu nascer, o Estudiantes, logo levando-o ao seu primeito título nacional em 23 anos, o Apertura de 2006. Também foi vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2008.

No ano de 2009, levou o Estudiantes ao título da Taça Libertadores da América, ao derrotar o Cruzeiro por 2 a 1 no estádio do Mineirão.

Pela Seleção Argentina de Futebol jogou os Mundiais de 1998 e 2002. Perdeu espaço com José Pekerman e foi uma das estrelas deixadas de fora da Copa do Mundo de 2006, juntamente com os colegas de Internazionale na época Javier Zanetti e Walter Adrián Samuel.

Voltou a defender o país sob o comando de Alfio Basile, participando de sua primeira Copa América em 2007.

Após o sucesso com o Estudiantes de La Plata, Verón reconquistou seu espaço na seleção nacional, sob comando de Diego Maradona. Atuando nas eliminatórias e na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Volta à página principal