XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Bastian Schweinsteiger
Home

images_pictures_players_bastian-schweinsteiger.jpg

 
Bastian Schweinsteiger (Kolbermoor, Baviera, 1º de agosto de 1984) é um futebolista alemão. Atualmente joga pelo Bayern München e representou a seleção alemã na Copa do Mundo de 2006 e 2010. Suas principais características são os chutes de longa distância, e passes precisos. Também possui grande habilidade.

Schweinsteiger (em alemão, "criador de porcos") ingressou no Bayern München como jogador das divisões de base, em 1º de julho de 1998. Ele era um talentoso corredor de esqui na juventude, e teve que decidir-se entre seguir uma carreira profissional no ski ou no futebol com 14 anos. Ganhando o Campeonato alemão juvenil, em julho de 2002, Schweinsteiger ganhou rapidamente um lugar entre os reservas.

Após apenas duas sessões treinando com o time principal, o treinador Ottmar Hitzfeld deu a Schweinsteiger a oportunidade de estrear como um substituto num jogo da Liga dos Campeões da UEFA contra o time do Lens em novembro de 2002, e o jovem fez um impacto imediato, armando a jogada do gol de Markus Feulner em poucos minutos. Assinou um contrato profissional no mês seguinte e participou de 14 jogos da Bundesliga em 2002/2003, ajudando a Bayern na conquista da "dobradinha" Liga e Copa. Na temporada seguinte jogou 26 jogos da Bundesliga.

Schweinsteiger marcou o seu primeiro gol pelo Bayern no encontro frente ao VfL Wolfsburg em setembro de 2003.

Surpreendentemente retornando ao time "amador" pelo novo técnico Felix Magath no começo da época 2004/2005 apesar de suas façanhas internacionais do verão na Copa das Confederações, Schweinsteiger rapidamente reintegrado ao time e tendo papel importante campanha do bicampeonato e marcado pelo Bayern frente o Chelsea Football Club, na primeira partida das quartas-de-final da Liga dos Campeões.

Fez sua estreia internacional em 2004 em um amistoso contra a Hungria. O camisa 31 do Bayern deixou ótima impressão ao atuar pela seleção alemã na Euro 2004, em Portugal, mostrando habilidade e fazendo a jogada do gol do companheiro de equipe Michael Ballack na derrota alemã por 2 a 1 frente a República Tcheca.

Marcou seus primeiros dois gols internacionais em 8 de junho de 2005 contra a Rússia e marcou seu primeiro gol num torneio internacional contra a Tunísia em 18 de junho de 2005 na Copa das Confederações 2005, na Alemanha. Isso foi sucedido por dois gols na decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2006, também no seu país natal, quando a Alemanha venceu Portugal pelo placar de 3 a 1. Schweinsteiger fez praticamente um hat-trick com seus dois gols marcados e tendo provocado um gol contra do português Petit.

Aos 22 anos, já havia jogado 41 partidas pela seleção alemã, um recorde no país. Na mesma idade, Lothar Matthäus (recordista absoluto de participações, com 150 jogos) tinha jogado somente 13 vezes pela equipe nacional. O colega de Schweinsteiger, Lukas Podolski, de 22 anos vem logo atrás com 38 jogos disputados.

Durante as eliminatórias da Euro 2008, marcou dois gols na vitória de 13 a 0 sobre San Marino em San Marino. Marcou o terceiro gol na vitória alemã por 4 a 1 sobre a Eslováquia em Bratislava. Perto do final do jogo contra a Croácia, válido pela Euro 2008, foi expulso com cartão vermelho direto.

Atualmente é titular absoluto no meio-de-campo ofensivo da seleção alemã, ao lado de Michael Ballack.

Volta à página principal