XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010

Luis Suárez

Home

luis-suarez-uruguay-v-sou-006.jpg

 
Luis Alberto Suárez Días (Salto, 24 de janeiro de 1987) é um futebolista que atua como atacante. Atualmente, defende o Liverpool.
 
Conhecido pelo apelido de "El Pistolero", Suárez cresceu em Salto, junto de seis irmãos e de sua mãe solteira. Em 2003, ingressou nas categorias de base do Nacional de Montevidéu. Seu irmão mais velho, Paolo Suárez, também é futebolista profissional.
 
Iniciou sua carreira como grande revelação do futebol uruguaio em 2005 pelo Nacional. Suas ótimas exibições despertaram o interesse de diversos clubes. Em 2006, com 19 anos, acabou se transferindo para o Groningen, da Holanda, por cerca de 800 mil euros, uma quantia muito baixa para os padrões atuais do futebol. No Groningen, permaneceu por apenas uma temporada, marcando 15 gols em 37 jogos, sendo 10 deles pela Eredivisie. Após apenas um ano no clube, rapidamente chamou a atenção dos grandes clubes do país, não só pelos gols, mas também pela sua técnica apurada.
 
Um ano após sua chegada ao Groningen e após uma ótima temporada pelo clube, foi vendido para o Ajax por 7,5 milhões de euros em 2007.
Suárez fez sua estreia oficial pela equipe nas fase eliminatória da Liga dos Campeões, em partida contra o Slavia Praga. Logo em sua estreia pela Eredivisie, marcou um gol, fez três assistências e ganhou uma penalidade, ajudando o Ajax a vencer o recém-promovido De Graafschap por 8 a 1. Na sua estreia em casa, no Amsterdam Arena, ele marcou mais dois contra Heerenveen, dando sequência ao excelente início de sua passagem pelo clube. Em seguida, foi o autor de um hat-trick no jogo contra o Willem II, para atingir a marca de 14 gols em 27 partidas. Terminou sua primeira temporada pelo Ajax com 22 gols em 44 partidas.
Suárez causou um impacto imediato no clube de Amsterdã ao atuar como segundo atacante, auxiliando os centroavantes do clube — inicialmente, Klaas-Jan Huntelaar, seguido por Marko Pantelić e Mounir El Hamdaoui. Com a chegada do treinador Martin Jol e a saída de Thomas Vermaelen para o Arsenal, em 2009, Suárez tornou-se o capitão do Ajax.
Ao fim da temporada 2009/2010, Suárez foi nomeado Futebolista Holandês do Ano, prêmio entregue ao melhor jogador atuando no país, e terminou a temporada como artilheiro da Eredivisie, com 35 gols em 33 partidas (49 gols em todas as competições). Ainda nesse ano, ele se tornou membro de um seleto grupo de jogadores que já marcaram mais de 100 gols pelo Ajax, juntando-se à nomes como Johann Cruyff, Marco van Basten, Dennis Bergkamp e Klass-Jan Huntelaar.
Após o destaque na Copa do Mundo de 2010, Suárez chamou ainda mais a atenção dos grandes clubes europeus, e permaneceu no Ajax até a metade da temporada 2009/2010.
 
No dia 28 de janeiro de 2011, foi confirmada sua transferência para o Liverpool por 22,8 milhões de libras (26,5 milhões de euros ou 60,8 milhões de reais).
No dia 2 de fevereiro de 2011, em sua primeira partida pelos Reds, marcou um dos gols na vitória por 2 a 0 sobre o Stoke City. Rapidamente tornou-se um dos principais jogadores da equipe, marcando muitos gols e principalmente com assistências, e finalizou a sua primeira temporada no futebol inglês com quatro gols em treze jogos, além de cinco assistências. Como chegou na janela de transferências do inverno europeu, Suárez atuou pelo Liverpool apenas durante o segundo turno da temporada 2010/2011.
 
Estreou pela Seleção Uruguaia em 2007, durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Foi titular durante a maioria dos jogos, geralmente ao lado de Diego Forlán.
 
Vivendo excelente fase no Ajax, foi selecionado pelo técnico Oscar Tabárez para integrar o elenco da Seleção Uruguaia que disputou a Copa do Mundo de 2010.
Foi titular durante toda a Copa do Mundo, marcando o gol da vitória sobre o México, que garantiu a primeira colocação da celeste no Grupo A. Marcou ainda os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre a Coréia do Sul, nas oitavas-de-final. No jogo seguinte, chamou a atenção por um lance bizarro: Uruguai e Gana empatavam em 1 a 1 pelas quartas-de-final, quando no último minuto de jogo, com o goleiro uruguaio já batido no lance, Suárez pulou e "defendeu" com as mãos uma bola cabeceada pela equipe de Gana e assim, foi expulso. Porém, os ganeses perderam o pênalti, e os uruguaios venceram na disputa de penalidades após o fim da prorrogação. Conclusão: Suárez foi expulso, mas terminou como o grande herói da classificação uruguaia, já que um gol no último minuto eliminaria o Uruguai. Ao fim da Copa, o Uruguai terminou com uma surpreendente quarta colocação, perdendo para a Alemanha na disputa do terceiro lugar.
 
Um ano após a Copa do Mundo, foi uma das principais peças na campanha do título uruguaio da Copa América de 2011, novamente formando dupla de ataque com Forlán. Luisito foi o vice-artilheiro do torneio com quatro gols, atrás apenas do peruano José Paolo Guerrero.
 
No jogo contra o Manchester United, Luis Suárez se envolveu em uma polémica com Patrice Evra, segundo o lateral, Suárez o ofendeu com ofensas racistas, e denunciou o atacante a federação Inglesa. O uruguaio foi punido por 8 jogos e mais 40 mil libras (R$ 115 mil) de multa. O atacante afirmou que chamou o lateral de "negro", mas não foi de forma preconceituosa. Em nota oficial, Suárez pediu desculpas a Evra.

Volta à página principal