Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Nemanja Vidic
Home

nemanjavidicserbia_234023.jpg

 
Nemanja Vidić (Titovo Užice, 21 de outubro de 1981) é um futebolista sérvio que atua como zagueiro. Atualmente, joga pelo Manchester United, sendo capitão da equipe e é considerado um dos melhores zagueiros do mundo.
 
Vidić começou a jogar futebol aos sete anos de idade, juntamente com seu irmão mais velho, Dušan Vidić, jogando no Jedinstvo Putevi. Desde então, ele já se mostrava um jogador com enorme talento. Evoluindo rapidamente, com 12 anos foi para o Sloboda Užice, clube mais famoso de sua cidade natal.
 
Boas atuações e 3 anos depois, antes de completar quinze anos, chamou a atenção do Crvena Zvezda, o time mais famoso da Sérvia. Mas a sua estreia como profissional só aconteceu 4 anos depois no Spartak Subotica, clube no qual ele jogou por empréstimo, ganhou experiência com exibições do mais alto nível e gols fizeram com que o Crvena Zvezda desse uma chance a ele na temporada seguinte. Jogando regularmente e mostrando uma enorme talento, Vidić foi um dos jogadores fundamentais para conquista da Copa da Iugoslávia em 2002. Pouco tempo depois virou capitão do time e já era praticamente um herói entre os torcedores. E isso ficou ainda mais intenso quando o time conquistou a Copa da Iugoslávia em 2004 e o Campeonato Iugoslavo.
 
Como todo grande jogador viu que era hora de sair para tentar evoluir, e então em 2004 ele se transferiu para o Spartak Moscou da Rússia, em uma negociação muito misteriosa. Ainda não se sabe ao certo o valor da negociação, mas dizem que ele foi o zagueiro mais caro da história do futebol russo.
Vidić jogou duas temporadas no Spartak Moscou, mas foi o suficiente para o mundo o notar. Em pouco tempo a crítica especializada considerava Vidić um dos zagueiros mais promissores do mundo, ainda considerando que ele não jogava em um pais de expressão no mundo do futebol.
Mas a Inglaterra não demorou muito para colocar os olhos em Vidić, principalmente Liverpool e Manchester United, sendo contratado por este último.
 
Após jogar duas temporadas no Spartak Moscou, Vidić assinou contrato com o Manchester United numa quantia de 7 milhões de libras em 5 de janeiro de 2006. Ele ganhou a camisa número 15 e fez sua estreia pelo Manchester United substituindo van Nistelrooy nos minutos finais na semifinal da Copa da Liga na vitória de 2 a 1 do Manchester sobre o Blackburn dia 25 de janeiro de 2006.
O início no novo clube não foi como ele esperava. Além da total desconfiança da torcida, já que para os torcedores do clube ele era um total desconhecido, ainda vieram lesões que só o atrapalhou, mas quando finalmente se viu livre delas, conseguiu jogar com mais regularidade conseguindo jogar 25 jogos e ter ajuda o clube a ganhar a Premier League 2006/2007 a primeira de sua carreira.
Na temporada 2007/2008 fez ainda melhor, e juntamente com Rio Ferdinand formou uma das melhores duplas de zaga da europa na temporada passada, tanto que o Manchester United ganhou a Supercopa da Inglaterra, Mundial de Clubes da FIFA a Premier League 2007/2008 ea Liga dos Campeões 2007/2008, devido a tanto destaque no setor defensivo e características semelhantes, Vidić passou a ser comparado com um dos melhores zagueiros da história do Manchester United, o ex-zagueiro Steve Bruce.
Na temporada 2008/2009 foi um dos jogadores que se destacaram ao término de cada jogo, pois no setor defensivo, e com algumas contusões de Ferdinand, vem sendo o xerife da zaga quando joga ao lado do jovem Evans, no ataque vem sendo uma ameaça constante na área adversária através de seu jogo aéreo letal.
Antes do começo da temporada 2010/2011, Vidic renovou seu contrato com o Manchester United concordando com um novo contrato de longo prazo, encerrando as longas especulações de uma possível mudança para o Real Madrid. O contrato de quatro anos, foi assinado em 20 de agosto.
Na temporada 2010/2011, Vidic começou capitaneando o Manchester United por cinco jogos. Mais tarde, Sir. Alex Ferguson confirmou Vidic como capitão da equipe durante a temporada alegando que precisava de um capitão consistente, já que Rio Ferdinand convive com lesões e os veteranos Gary Neville e Ryan Giggs não tem mais o fôlego de antigamente para acompanhar todas as partidas da temporada. Vidic jogou 28 dos 30 jogos do Manchester United na Premier League, anotando 4 gols, e sendo um dos principais responsáveis pela campanha do time na temporada. Com exibições de alto nível técnico, Vidic vem sendo listado pela imprensa como um dos candidatos a jogador do ano na Inglaterra.
Com uma presença física excelente, ótimo no jogo aéreo tanto defendendo como atacando, senso de posicionamento quase perfeito e tamanha bravura que parece crescer na frente dos atacantes em campo, Vidić é um jogador que difícilmente comete uma falha comprometedora. Isso tudo faz dele um dos melhores zagueiros do mundo atualmente.
 
Sua estreia dia 12 de outubro de 2002 contra a Itália pelas Eliminatórias da Euro 2004. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, Vidic formou o “Famous Four”, junto com Dragutinović, Gavrančić, e Krstajić, Vidić formou a defesa que só sofeu 1 gol em todos os 10 jogos nas eliminatórias.
Foi à Copa do Mundo de 2006 pela Sérvia e Montenegro, mas lesionou-se durante a primeira partida, tendo de ser cortado do elenco. Como já havia disputado um jogo, não pôde ser substituído, segundo regras da FIFA
Vidic passou a representar a seleção nacional, agora independentes como a equipe nacional da Sérvia. Participou da campanha de qualificação da Sérvia para a Copa do Mundo de 2010, onde foi fundamental para que a sua seleção terminasse em primeiro no seu grupo á frente de times como França e Romênia, com a melhor defesa do grupo. Na Copa do Mundo de 2010, participou dos 3 jogos da fase de grupos, onde a sua equipe conseguiu 3 pontos, mas não se classificou para as oitavas-de-final.

Volta à página principal