Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Roque Santa Cruz
Home

santa_cruz_r_2008_gh_r.jpg

 
Roque Luis Santa Cruz Cantero (Assunção, 16 de agosto de 1981) é um futebolista paraguaio que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Real Bétis, emprestado pelo Manchester City.
 
Santa Cruz entrou para o futebol com 9 anos no time do Club Olimpia, onde ele se destacava com gols e foi chamado pelo então técnico Luis Cubilla para o time profissional com 15 anos. Estreou com 16 anos no chamado "Super Clássico" contra o Cerro Porteño. Santa Cruz ajudou o Olimpia a conquistar o Campeonato Paraguaio de Futebol em 1998 e 1999.
 
Após adquirir sucesso no Olimpia, Santa Cruz foi jogar na Europa, mais especificamente no Bayern de Munique. A partir de 1999, ele foi convocado para a Seleção Paraguaia de Futebol, onde atua até hoje. Mas Santa Cruz não obteve grande sucesso no Bayern, sendo que marcou apenas cingo gols na primeira liga que disputou, lesionou-se várias vezes e foi para a reserva. O Porto queria contratá-lo, mas não conseguiu.
Mesmo assim, conseguiu conquistar inúmeros títulos com o Bayern, como o Campeonato Alemão de Futebol, a Copa Alemã e mais especialmente a UEFA Champions League. Atuou durante oito anos e marcou 31 gols, em 155 partidas.
 
Santa Cruz assinou contrato com a equipe do Blackburn Rovers Football Club em 28 de Julho de 2007. A equipe do Blackburn, que disputa a Premier League (1ª Divisão), pagou £3.5 milhões pelo jogador. Marcou o seu primeiro gol na partida contra o Middlesbrough, após substituir Benny McCarthy. Em 12 de janeiro de 2008, foi nomeado como o "Jogador do Mês" da Premier League, relativo ao mês de Dezembro de 2007.
 
Após duas boas temporadas na Inglaterra, foi negociado com o Manchester City por valores aproximados de 21 milhões de euros.
Em Janeiro de 2011, foi negociado por empréstimo para o Blackburn, seu ex-time e em seguida para os espanhóis do Real Bétis de Sevilla.
Não estando nos planos do treinador Roberto Mancini,o Manchester City pode emprestar o atacante paraguaio para o Cruzeiro Esporte Clube.
 
O atacante paraguaio Roque Santa Cruz, pode ser a contratação de impacto que o torcedor do Cruzeiro aguarda para a temporada 2012. O clube mineiro aguarda uma resposta do time inglês sobre uma possível troca pelo atacante Léo Bonatini, de 17 anos, revelação da Raposa. O diretor de futebol do Cruzeiro, Dimas Fonseca, admitiu o interesse do clube no atacante paraguaio.
 
Santa Cruz iniciou sua carreira na Copa do Mundo FIFA de Futebol Sub-20, em 1999, pela Seleção do Paraguai. Sua performance chamou a atenção de várias pessoas, ao marcar três gols em um só jogo. Por isso, ele recebeu uma oportunidade na Seleção Principal, estreando na Copa América com 17 anos.
 
Santa Cruz estreou na Seleção Profissional do Paraguai com 17 anos, na Copa América de 1999, onde foi o artilheiro da equipe com três gols. Ele também marcou no total, 7 gols nas Copas do Mundo de 2002 e 2006. Na Copa de 2002, ele marcou o gol que fez com que a Seleção dele passasse à fase eliminatória.
Santa Cruz era dúvida para a Copa de 2006, onde ele recuperava-se de uma série lesão no joelho. No entanto, recuperou-se a tempo de participar da Copa. Ele não marcou nenhum gol, mas deu assistência ao gol de Nelson Cuevas na vitória de 2 a 0 sobre a Seleção de Trinidad e Tobago. Também foi um dos artilheiros da Seleção Paraguaia de Futebol nas Eliminatórias para a Copa de 2010.
 
Santa Cruz é casado com Giselle Tavarelli, a irmã do ex-goleiro da Seleção Paraguaia e do Club Olimpia, Ricardo Tavarelli. Ele possui um filho, Tobias (5 anos), e uma filha, Fiorella (3 anos).
 
Na edição especial da revista germânica Kicker, em 2006, Santa Cruz foi votado como o sexto homem mais sexy dos que faziam parte da competição.
 
Ele foi também votado durante a Copa do Mundo de 2006, pelo jornal Die Welt como o homem mais sexy da competição.
 
Ele foi capa da versão alemã para PC, Xbox 360 e PlayStation 2 do jogo Pro Evolution Soccer 6.
 
Santa Cruz possui um irmão mais novo, Julio, o qual atua no time B do Blackburn Rovers.

Volta à página principal