Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Rafael Márquez
Home

rafamarquez.jpg

 
Rafael Márquez Álvarez, conhecido também como Rafa Márquez, (Zamora, 13 de fevereiro de 1979) é um futebolista mexicano que atua como zagueiro, e quando necessário como meio-campista. Atualmente defende o New York Red Bulls.
 
Márquez é zagueiro e começou a carreira no Atlas, do México em 1996. Em 1999, foi contratado pelo Monaco, clube francês, onde jogou até 2003, até ser contratado pelo Barcelona.
No Barça, foi titular por muito tempo ao lado de Carles Puyol, e foi fundamental na conquista da Liga dos Campeões da UEFA de 2005/2006, participando de todos os jogos, ficando de fora apenas nas quartas-de-final, nos jogos contra o Benfica, devido a uma lesão.
É um defensor elegante, leal, bom cabeceador, bom cobrador de faltas além de ter uma incrível visão de jogo e lançamentos precisos, o que o levou até a jogar algumas partidas como meio-campista pela Seleção Mexicana. Apesar da maturidade conquistada em campos europeus, as vezes demonstra um temperamento demasiadamente explosivo em alguns momentos cruciais de uma partida.
 
Pela Seleção Mexicana, Rafa Márquez joga desde 1997. Sua estreia foi no jogo contra o Equador, em 5 de Fevereiro de 1997.
Participou como titular nas Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010, e nas Olimpíadas de 2004. Além da Copa das Confederações de 1999, título que o revelou para o futebol europeu, e também foi um dos títulos mais importantes na história da Seleção Mexicana. Seu outro título com a seleção foi a Copa Ouro da CONCACAF 2003, onde mostrou um ótimo desempenho.

Volta à página principal