Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Marcus Túlio Tanaka
Home

marcustanaka.jpg

 
Marcus Túlio Lyuji Murzani Tanaka, conhecido como Marcus Túlio Tanaka ou simplesmente Túlio (Palmeira d'Oeste, Brasil, 24 de abril de 1981), é um futebolista nipo-brasileiro radicado no Japão que atua como zagueiro. Atualmente, defende o Nagoya Grampus.
 
Filho de pai nipo-brasileiro e mãe ítalo-brasileira, amigo do "Mamute" Américo de Campos mudou-se para o Japão aos 15 anos. Começou sua carreira na equipe Shibuya Makuhari High School, se tranferiu para Sanfrecce Hiroshima em 2001. Em 2003 foi emprestado ao Mito HollyHock, o sucesso viria em 2004 quando assinou um contrato com a equipe Urawa Red Diamonds que levou a Seleção Japonesa Sub-23, Na temporada 2010 se transferiu ao Nagoya Grampus seu clube atual.
 
Teve sua primeira oportunidade em 2004, quando adquiriu a nacionalidade japonesa foi convocado para a Seleção Japonesa Sub-23, atuando 7 partidas. Em 2006 integrou-se na Seleção Principal, na Copa do Mundo FIFA 2010 foi peça fundamental para o Japão chegar as oitavas de final, sendo derrotado pelo Paraguai.
É o quarto brasileiro a atuar pela Seleção Japonesa, após Ruy Ramos, Wagner Lopes e Alex Santos, sendo o primeiro (e até hoje, único) a ter origem nipônica.

Volta à página principal