Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Frank Lampard
Home

lampard-england.jpg

 
Frank James Lampard Junior (Londres, 20 de junho de 1978) é um futebolista inglês que atua como meia. Atualmente, joga pelo Chelsea.
Com um chute extremamente forte e preciso e uma excelente visão de jogo, é considerado um dos melhores jogadores do futebol mundial na atualidade. Ficou em segundo lugar na eleição da FIFA de Melhor jogador do mundo em 2005.
 
Lampard cresceu e evoluiu nas categorias de base do West Ham United sob a tutela de seu tio Harry Redknapp, então treinador dos Hammers e seu pai, Frank Lampard, assistente. Sempre lutou contra o preconceito de estar jogando profissionalmente por causa de seu pai.
Teve sua primeira chance como profissional em 1994. Em 1995, foi emprestado para o clube galês do Swansea City, para adquirir experiência, retornando no ano seguinte. Após boas temporadas pelo West Ham, despertou o interesse dos grandes clubes do país.
 
Em junho de 2001, transferiu-se para o Chelsea por 11 milhões de libras.
Depois de um começo "quieto", cresceu de produção após a venda do Chelsea para o russo Roman Abramovich, que trouxe para o clube grandes jogadores. Em meio a eles, Lampard se transformou em um dos melhores jogadores da Europa e do mundo, ajudando o Chelsea a se tornar bicampeão inglês, bicampeão da Copa da Liga Inglesa e ser semifinalista da Liga dos Campeões da UEFA por duas vezes. Com esse crescimento, passou a solidificar a sua presença na Seleção Inglesa, pela qual já jogava desde 1999, mas em ocasiões esporádicas.
Em 2008, esteve próximo de conquistar o título que mais vem fazendo falta aos Blues, o da Liga dos Campeões da UEFA. O clube finalmente havia conseguido, nas semifinais, eliminar o Liverpool, clube com quem os londrinos já haviam desenvolvido certa rivalidade por terem sido por ele eliminados duas vezes anteriormente nessa mesma fase do torneio. Lampard deixou sua marca no duelo, de pênalti, dedicando com bastante emoção o gol à sua mãe, que falecera dias antes: na comemoração, beijou repetidamente a faixa preta em sinal de luto que carregava no antebraço. Marcou também na final, contra o Manchester United, em partida decidida nos pênaltis. O Chelsea esteve bem próximo de levar a melhor, mas a taça acabou com o adversário com os erros de John Terry e Nicolas Anelka.
Lampard foi considerado o jogador inglês do ano de 2004 e 2005. Em 2005, ficou em segundo na eleição da FIFA para melhor jogador do mundo, perdendo para Ronaldinho Gaúcho. Em pesquisa realizada pela revista Kicker em outubro de 2006, Lampard foi considerado um dos melhores jogadores da seleção inglesa nesta década, e ainda 7% responderam que o consideram o melhor jogador do mundo.
Desde sua contratação pelos Blues em 15 de junho de 2001, Lampard tem declarado que o seu time preferido é o Chelsea e que quer encerrar sua carreira pelo clube. Mesmo a imprensa divulgando uma possível ida para o Barcelona, Lampard fez todos desistirem dessa hipótese quando renovou seu contrato com os Blues e declarou seu amor ao time e aos torcedores.
 
Estreou pela Inglaterra em 1999, mas só conseguiu evidência o suficiente para se fixar no grupo a partir da temporada 2003/04, a primeira em que o Chelsea contou com os investimentos de Abramovich e onde Lampard foi uma revelação tardia. Seu bom desempenho lhe credenciou a estar pela primeira vez em um torneio oficial pelo English Team, a Eurocopa 2004, realizada ao fim daquela temporada. Dois anos depois, já intocável e com dois títulos ingleses no currículo, foi à Copa do Mundo de 2006.
Apenas recentemente, sob o comando de Fabio Capello, conseguiu jogar seu melhor futebol por seu país, em boa dupla com Steven Gerrard, com quem até então dificilmente conseguia atuar bem em conjunto. Entretanto, a dupla não pôde evitar o fracasso do English Team na Copa do Mundo de 2010, onde os ingleses foram precocemente eliminados ainda nas oitavas-de-final.

Volta à página principal