Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Gianluca Zambrotta
Home

gianluca-zambrotta-rex-1-141322_l.jpg

 
Gianluca Zambrotta (Como, 19 de fevereiro de 1977) é um futebolista italiano.
Atua no Milan desde 2008.
Fez parte da Seleção Italiana campeã na Copa do Mundo da Alemanha em 2006. É um jogador extremamente rápido, podendo jogar como defensor ou meio-campo em seu clube e seleção.
A maior característica de Zambrotta é a sua versatilidade. Ele consegue jogar bem nas duas laterais e também no meio-campo, e por isso defende a seleção desde 1999, sendo atrapalhado apenas pelas lesões.
Começou no clube da sua terra, o Como, jogando por três temporadas na segunda e terceira divisões. Subiu à Série A atuando pelo Bari, em 1997, e rapidamente ganhou espaço na elite do futebol italiano.
As boas atuações despertaram o interesse da Juventus, que em 1999 pagou 15 milhões de euros pelo jogador. Sofreu lesão em 2002 e, enquanto se recuperava, viu a lateral-direita ser dominada por Camoranesi. Deslocado para a lateral-esquerda, ajudou a Juve a conquistar dois Campeonatos Italianos e chegar à final da Liga dos Campeões da Uefa.
Zambrotta estreou na seleção italiana principal em fevereiro de 1999, aos 21 anos, numa partida contra a Noruega. Esteve no grupo da Azurra que disputou a Copa do Mundo de 2002, e pouco depois se estabeleceu como lateral-esquerdo titular da equipe.
Na Copa de 2006, Zambrotta foi colocado na lateral direita pelo técnico Marcello Lippi e foi um dos destaques do Mundial nessa posição. No início da competição, o lateral italiano sofreu uma lesão muscular e não pôde defender o time na estreia contra Gana.
Porém, Zambrotta recuperou-se rapidamente e atuou nas outras seis partidas disputadas pela Itália. Zambrotta acabou sendo incluído na lista da Fifa dos 23 melhores jogadores daquele Mundial.

Volta à página principal