Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Fabio Cannavaro
Home

fabio-cannavaro1.jpg

 
Fabio Cannavaro (Nápoles, 13 de setembro de 1973) é um ex-futebolista italiano, que atuava como zagueiro.
Foi capitão da seleção italiana, campeã da Copa do Mundo de 2006 e é considerado como um dos melhores defensores da história do futebol.
 
O jogador recebeu em 27 de novembro de 2006 a Bola de Ouro, entregue pela revista France Football para o melhor jogador do futebol europeu. Além do título mundial da Itália naquele ano, acredita-se que este título, deveu-se também à sua grande exibição pela temporada no Campeonato Italiano pela Juventus, apesar dos escândalos envolvendo manipulação de resultados. Foi o primeiro jogador na posição de zagueiro a vencer o prêmio desde 1996, quando o alemão Matthias Sammer foi o vencedor. O último italiano a ser prestigiado havia sido Roberto Baggio em 1993, também jogador da Juventus na época.
Ainda em 2006, em 18 de dezembro, foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA naquele ano pela excelente perfomance na Copa do Mundo FIFA 2006.
 
Em 8 de outubro de 2009, foi anunciado que o futebolista foi pego no exame antidoping realizado após a partida entre Juventus e Roma em 30 de agosto. Segundo informações, ele havia tomado uma injeção de cortisona no dia anterior a partida, para evitar uma reação alérgica à uma picada de uma abelha. Os médicos do Juventus comunicaram o caso à Seleção Italiana, que decidiu escalar o zagueiro contra a Geórgia e a Bulgária, em 5 e 9 de setembro, respectivamente, pelas partidas das Eliminatórias europeias. Somente após ouvir a versão do futebolista e o médico responsável, o Escritório de Procuradoria Antidoping da UEFA divulgará quais serão as punições aplicadas nesse caso
 
Ao final da temporada 2009/2010, foi dispensado melancolicamente pela Juventus. Em 2 de Junho de 2010, foi contratado pelo Al-Ahli, e atuará no futebol dos Emirados Árabes.
Cannavaro foi convocado pelo técnico Marcello Lippi para disputar a Copa do Mundo 2010,a quarta Copa consecutiva de sua carreira.
 
Quando estava no Napoli, foi gandula na semifinal da Copa do Mundo de 1990 em que a Seleção Argentina do seu ídolo Maradona elimina a Itália.
 
Em um treino com a primeira equipe do Nápoles quando ainda estava nos juvenis do clube, fez uma entrada dura sobre Maradona. Um dirigente do clube recriminou-o, mas "El pibe" disse-lhe "É assim mesmo, isso significa que vais no bom caminho".
 
O seu melhor amigo no mundo do futebol é Gianluigi Buffon, com quem teve a opurtunidade de jogar no Parma, na Juventus e na Seleção italiana.
Depois de cada jogo da Copa do Mundo de 2006 em que a squadra azzurra ganhava, os jogadores celebravam a vitória com canções tradicionais italianas postas por Cannavaro.
 
Foi eleito pelos homens do seu país como o futebolista mais sensual da Copa do Mundo de 2006.
 
Foi o primeiro zagueiro central a ser escolhido como melhor jogador do mundo pela FIFA.
 
Seu irmão é Paolo Cannavaro, que joga no Napoli.
 
Na Copa do Mundo de 2010 entregou a taça da Copa do Mundo para a Espanha.
Foi envolvido em dezembro de 2011 em escândalo de manipulação de jogos na Itália.

Volta à página principal