Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Dirk Kuyt
Home

kuyt.jpg

 
Dirk Kuijt, mais conhecido como Dirk Kuyt (Katwijk aan Zee, 22 de julho de 1980), é um futebolista holandês. Atualmente joga no Liverpool como atacante.
 
Kuyt começou sua carreira profissional com o FC Utrecht em 1998 e rapidamente tornou-se titular do time. Passou 5 anos jogando pelo FC Utrecht e foi vendido para o Feyenoord em 2003.
 
Em 2005 tornou-se capitão do Feyenoord em 2005 . Foi o artilheiro do clube por três temporadas consecutivas e tornou-se ídolo da torcida.
Foi vendido para o Liverpool em 2006. Nas primeiras temporadas atuou como centroavante, sendo inclusive o artilheiro do time em sua temporada de estréia e marcando o gol do Liverpool na derrota por 2 a 1 para o Milan na final da Liga do Campeões da UEFA. Depois, muito em virtude da contratação do espanhol Fernando Torres, passou a atuar pelo lado direito, cumprindo a função de meio campista, esporadicamente retornando a sua posição de origem em virtude de desfalques.
Mesmo com a saída de Rafael Benítez em 2010, o holandês manteve-se titular no setor direito do meio campo durante a rápida passagem do técnico Roy Hodgson.
 
Com a demisão desse e a posterior saída de Fernando Torres no meio da temporada 2010/2011, Kuyt passou a ser empregado novamente como centroavante dessa vez pelo técnico Kenny Dalglish. Esse retorno a posição original rendeu importantes gols.
 
No dia 6 de março de 2011 o atacante marcou seu primeiro "hattrick" (marcar 3 gols em um mesmo jogo) com a camisa do Liverpool justamente contra um dos maiores rivais do time, o Manchester United em uma vitória por 3 a 1.
 
Foi convocado pela primeira vez em 2004. Fez seu primeiro gol em partida contra a Macedônia em 9 de outubro de 2004. Foi convocado e titular da Holanda nas copas de 2006 e 2010.
Em 2006 fez uma campanha apagada pela Seleção, que foi eliminada nas oitavas-de-final por Portugal.

Em 2010 fez parte do ataque holandês ao lado de Arjen Robben e Robin van Persie, a Holanda chegou a final mas perdeu para a Espanha por 1 a 0. Nessa copa fez o segundo gol da Holanda contra a Dinamarca na vitória por 2 a 0.

Volta à página principal