Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Derek Boateng
Home

boatengderek.jpg

 
Derek Owusu Boateng (nascido em Accra, dia 2 de Maio de 1983) é um futebolista ganês que joga como volante no time ucraniano do Dnipro Dnipropetrovsk.
 
Começou a carreira no Liberty Professionals de sua cidade natal.
 
Aos 16 anos assinou contrato com os gregos do Kalamata e em 2001 foi jogar no Panathinaikos também da Grécia, sendo emprestado em 2002 para o OFI da Ilha de Creta.
 
Em Agosto de 2003 trocou a Grécia pela Suécia, indo jogar no AIK, que em 2004 foi rebaixado no Campeonato Sueco. Na temporada seguinte voltou à Primeira Divisão, de maneira incontestável, nove pontos a frente do segundo colocado, o Östers e Boateng renovou por mais três anos, quando trocou o AIK pelo Beitar Jerusalém de Israel.
 
No Beitar Jerusalém, Boateng ajudou a equipe a ser campeã nacional pela quinta vez em sua história e pela primeira vez em dez anos.
No ano seguinte porém, a temporada começou ruim para Boateng, sendo expulso em seu primeiro jogo oficial na temporada, contra o FC Copenhagen da Dinamarca pela fase eliminatória da UEFA Champions League, a equipe acabou eliminada pelos dinamarqueses, mas, Boateng terminou o ano levando o Beitar Jerusalém ao título da Copa de Israel, perdendo penalti na eletrizante decisão contra o Hapoël Tel-Aviv, mas, sua equipe acabou vencendo nos pênaltis por 5 a 4.
 
Em 2008-2009, amargou sua segunda eliminação precoce na UEFA Champions Legue, desta vez perdendo para os poloneses do Wisla Kraków, perdendo na Polônia por 5 a 0 e vencendo em casa por 2 a 1.
 
Em 21 de Janeiro de 2009 assinou contrato com o 1.F.C. Köln da Alemanha por quatro anos. Porém em 31 de Julho se transferiu para o Getafe da Espanha.
 
Em 20 de Junho de 2011 assinou com o Dnipro Dnipropetrovsk da Ucrânia, e após um início promissor, foi eleiminado da Liga Europa 2011/2012.
 
Quando jogava pelo Panathinaikos, foi convocado para a Seleção Ganesa que se tornaria vice-campeã mundial sub-20 na Argentina e depois de jogar um amistoso contra o Olympique Nice da França, foi convocado para a equipe que disputou a Copa do Mundo da FIFA de 2006.
Estreiou em Copas no dia 17 de Junho de 2006, substituindo Otto Addo na vitória de 2 a 0 sobre a República Tcheca.
Também jogou pela seleção de seu país na Copa do Mundo de 2010, sendo eliminado nos pênaltis pelo Uruguai nas Quartas de Final.

Volta à página principal