Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
John Mensah
Home

mensah.jpg

 
John Mensah (nascido em 29 de Novembro de 1982 em Obuasi) é um futebolista ganês que atualmente defende o Olympique Lyonnais da França.
 
Nascido em Obuasi na província de Ashanti, Mensah é produto de um sistema de pesquisa em Gana que identifica talentos jovens antes mesmo que eles tenham estrutura esportiva profissional no país e os exportam para uma potencial fama e fortuna.
 
Meio-Campista por opção, Mensah também joga de volante pela seleção e foi capitão da equipe em diversas ocasiões. Seu físico avantado também lhe renderam o apelido de "Rochedo de Gibraltar", e Mensah era considerado nome certo para a Copa do Mundo da FIFA de 2006.
 
Mensah começou sua carreira ainda jovem, se juntando à equipe do Bologna da Itália, mas, ainda precisando um pouco de experiência, foi logo vendido ao Bellinzona da Suíça.
A falta de velocidade de Mensah era a razão que vários olheiros subestimavam seu potencial, e a transferência para a Suíça se provou benéfica.
Jogando na Suíça, Mensah integrou a seleção ganesa que jogou a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA de 2001, quando a sua equipe foi derrotada na final pelos anfitriões do torneio, a Argentina.
 
Naquele ano de 2001, Mensah voltou à Itália, para jogar a Série B pelo Genoa, por empréstimo, mas logo foi contratado em definitivo pela equipe do Chievo Verona.
Teve três anos medianos na equipe veronesa, contando com dois breves e improdutivos empréstimos para o Modena e a Cremonese, ambos da Série B.
 
Em 2006 foi contratado pelo Stade Rennais da França, substituindo o marroquino Abdeslam Ouaddou, e com isso, sua carreira ganhou nova força.
Mensah jogou 58 partidas pela Ligue 1, o Campeonato Francês, também jogou 3 jogos pela Copa da França, 2 na Copa da Liga Francesa e 2 pela Copa da UEFA, foi capitão da equipe e em 2007, depois de ser disputado pelos ingleses Portsmouth e Wigan Athletic, foi jogar no Olympique Lyonnais substituindo Sébastien Squillaci, que fora jogar no Sevilla, se tornando o terceiro ganês a jogar na equipe, depois de Abedi Pelé e Michael Essien.
 
Em 2006, Mensah foi eleito o melhor jogador da liga francesa junto com seu companheiro de equipe, o brasileiro Juninho Pernambucano.
 
Foi emprestado em 2010 para o Sunderland da Inglaterra e retornou ao Olympique Lyonnais em Agosto de 2011.
 
Mensah fez um excelente Mundial Sub-20 em 2001 por Gana, perdendo na final para a Argentina que era sede do torneio, depois de eliminar o Brasil nas Quartas de Final, que tinha estrelas como Kaká, Adriano e Júlio Baptista, inclusive marcando o gol da vitória ganesa aos 4 minutos da prorrogação.
 
A estréia na seleção profissional foi em 5 de Dezembro de 2001, contra a Argélia, aos 19 anos, pela Copa Africana de Nações disputada em Mali.
Frequente nome na seleção, foi capitão diversas vezes, integrou a equipe que disputou os Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e disputou sua segunda Copa Africana de Nações em 2006 no Egito, além de ser membro importante da equipe que se classificou para a Copa do Mundo da FIFA de 2006 na Alemanha.
 
Fez parte da equipe que disputou a Copa do Mundo da FIFA de 2006, quando a equipe ganesa foi eliminada nas Oitavas de Final pelo Brasil. No final da partida em que Gana se classificou para a segunda fase do torneio (2 a 1 diante dos Estados Unidos), Mensah levantou a camisa da seleção e mostrou uma camiseta que dizia : "Mensah - O Rochedo de Gibraltar".
 
Mensah fez parte da seleção da Copa Africana de Nações de 2006, e foi capitão da equipe que terminou num impressionante quinto lugar na Copa do Mundo da FIFA de 2010 disputada na África do Sul.
 
John Mensah é meio-irmão do também jogador da seleção Ekow Benson.

Volta à página principal