XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Nicolás Anelka
Home

nicolasanelka.jpg

 
Nicolás Sebastien Anelka (Versailles, 14 de março de 1979) é um futebolista francês que atua como atacante. Atualmente defende o Shanghai Shenhua.
 
É o 2º jogador que mais movimentou dinheiro no futebol, atrás de Zlatan Ibrahimovic: a soma de suas transferências já somaram 135 milhões de euros. Sua ida por 22,5 milhões de euros ao seu atual clube o fez ultrapassar os argentinos Hernán Crespo (então quem mais havia movimentado em transferências, com total de 121 milhões de euros) e Juan Sebastián Verón (119 milhões) e seu compatriota Zinédine Zidane (115 milhões). Curiosamente, Crespo e Verón também passaram pelo Chelsea em transferências caras pagas pelo bilionário dono do time, o russo Roman Abramovich.
 
Anelka é convertido ao islamismo, onde adotou o nome Abdelsalam Bilal (عبد السلام بلال, em árabe).
 
Formado nas categorias de base do Paris Saint-Germain, da França, aos dezessete anos de idade, o treinador Arsène Wenger o contratou para atuar no Arsenal, sendo mais um dos inúmeros atletas francófonos chamados pelo técnico francês aos Gunners. O clube londrino o comprou por 750 mil euros e o vendeu dois anos e meio depois por 35 milhões de euros ao Real Madrid, interessado na jovem promessa que marcara dois gols contra a Inglaterra em pleno Wembley.
No Real, acabou desapontando, ficando mais conhecido entre os brasileiros por ter feito os dois gols no empate em 2 a 2 com o Corinthians no mundial de clubes em 2000. Acabou repassado ao PSG por 34,5 milhões de euros. Logo voltou à Inglaterra, emprestado ao Liverpool, permanecendo no país após ser vendido por 19,8 milhões de euros ao Manchester City. Foi bem nos Citizens, mas após três anos obrigou o clube a vendê-lo ao Fenerbahçe por 10 milhões de euros, aproximadamente a metade do preço que tinha gasto para comprá-lo.
Foi novamente bem no Fenerbahçe, mas ali também ficaria pouco tempo: após dezenove meses, quis sair e foi vendido por 12 milhões de euros ao Bolton Wanderers, retornando mais uma vez ao futebol inglês. Manteve suas boas atuações no modesto time, que não viu saída quando o Chelsea se interessou por ele oferecendo 17 milhões de euros.
Entretanto, o jogador só triunfaria em sua segunda temporada, já sob o comando de Luiz Felipe Scolari e, posteriormente, Guus Hiddink, sendo o artilheiro da Premier League. Antes disso, em maio de 2008, acabou marcado ao desperdiçar o pênalti decisivo na final da Liga dos Campeões da UEFA: o Chelsea, que almejava seu primeiro título no mais importante campeonato europeu de clubes, perdeu com isso o troféu para o Manchester United.
No dia 10 de dezembro de 2011, Anelka assinou um contrato de 2 anos com o Shanghaï Shenhua, da China.
 
Recebeu sua primeira convocação em 1998, devido às atuações promissores que tinha no Arsenal. Foi convocado como reserva na Eurocopa 2000 e na Copa das Confederações de 2001. Suas inconstâncias desde a ida ao Real Madrid, bem como seu temperamento antipático, acabaram custando-lhe mais convocações e presenças em torneios.
Apenas em outra Eurocopa, a de 2008, voltou a uma competição pela França. Desde então, finalmente cavou lugar no selecionado, embalado pela boa temporada 2008/2009 que realizou no Chelsea.
 
Em sua primeira Copa do Mundo, disputou as duas primeiras partidas da França no empate de 0 a 0 contra o Uruguai e na derrota de 2 a 0 contra o México. Dois dias após este jogo ele foi dispensado da delegação francesa por insultos, veiculados pelo jornal L'Équipe, ao técnico Raymond Domenech durante o intervalo da referida partida.

Volta à página principal