Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
DaMarcus Beasley
Home

damarcus.jpg

DaMarcus Lamont Beasley (Fort Wayne, 24 de Maio de 1982) é um jogador de futebol norte-americano, atualmente defendendo o Hannover da Alemanha, de onde se transferiu em 2010 vindo do escocês Glasgow Rangers.

Começou no IMG Soccer Academy em sua cidade natal, Fort Wayne no estado de Indiana, equipe da US Soccer Federation e jogou por dois anos na equipe da South Side High School. Jogou também o mundial sub-17 na Nova Zelândia, onde conquistou a bola de prata como segundo melhor do torneio, atrás apenas do companheiro de time, Landon Donovan.

Em 16 de Março de 1999. assinou com o Los Angeles Galaxy para jogar a Major Soccer League. Porém sem jogar uma única partida, foi vendido ao Chicago Fire. Em 4 temporadas na MLS marcou 14 gols e fez parte da seleção do campeonato em 2003.

O Técnico Guus Hiddink levou Beasley para o PSV Eindhoven para substituir Arjen Robben que tinha ido pro Chelsea. Jogou 29 partidas pelo Campeonato Holandês, marcando 6 gols e ajudando sua equipe a conquistar seu 18º título.

Em 2005, o PSV passou às finais da Amstel Cup ou da Copa da Holanda, batendo o Feyenoord nos pênaltis, após um gol de empate marcado no último minuto por DaMarcus Beasley.

Ele ainda foi o primeiro norte-americano a jogas as semifinais da UEFA Champions League, quando o PSV enfrentou o Milan. Na Itália vitória milanesa por 2 a 0, na Holanda, vitória do PSV por 3 a 1. A equipe holandesa foi eliminada no critério de gols marcados fora (Milan 1 a 0), mas Beasley foi importante para a equipe, marcando 4 gols em 12 jogos.

DaMarcus foi multado em 16 de Janeiro de 2006 por dirigir embriagado em €1500,00; teve sua carteira suspensa por 3 meses e fez mais três meses de curso correcional.

Após uma decepcionante temporada em 2006, ele foi emprestado aos ingleses do Manchester City. E em seguida doi contratado pelo Glasgow Rangers por £700.000,00, marcando seu primeiro gol pela equipe jogando contra os montenegrinos do FK Zeta pela UEFA Champions League. Durante a partida, ele e o outro jogador afro-descendente da equipe Jean-Claude Dercheville, nascido na Guiana Francesa, foram vitimas de cantos racistas da equipe de Montenegro, o que levou a FIFA e a UEFA a iniciarem uma investigação infiltrada nos públicos das partidas.

Após a Copa do Mundo de 2010, DaMarcus se transferiu para o Hannover 96 da Alemanha.

Estreiou pela equipe profissional dos Estados Unidos em 27 de Janeiro de 2001 contra a China. Já havia jogado o Campeonato Mundial Sub-20 em 2001 na Argentina.

Jogou também as Copas do Mundo da FIFA de 2002, 2006 e 2010. E esteve presente na derrota de sua seleção para o Brasil na final da Copa das Confederações em 2009, conquistando um surpreendente vice-campeonato.

Volta à página principal