Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Carlos Bocanegra
Home

bocanegra.jpg

Carlos Bocanegra (Upland, 25 de Maio de 1979) é um futebolista norte-americano que atua como zagueiro. Atualmente joga pelo Saint-Étienne, da França.

Começou a carreira disputando torneios universitários antes de ingressar no Chicago Fire, em 2000. Logo em sua primeira temporada, o defensor, descendente de mexicanos, venceu a Open Cup, sendo um dos destaques da equipe.

Rapidamente, Bocanegra se tornou um dos zagueiros mais respeitados do país. Foi convocado para servir a seleção dos Estados Unidos pela primeira vez em dezembro de 2001, para uma partida contra a Coréia do Sul.

Zagueiro nato, às vezes era aproveitado como lateral-esquerdo no time Fulham. Bocanegra foi convocado em quase todos os jogos dos Estados Unidos das eliminatórias para a Copa da Alemanha, além dos últimos amistosos da equipe.

Na preparação para a copa, o jogador ficou na expectativa para saber se seria titular no time do treinador Bruce Arena. Entretanto, o jogador foi deixado de lado na derrota para a República Tcheca por 3 a 0.

Nas outras duas partidas, Bocanegra conseguiu impressionar Arena e ganhou a vaga de titular absoluto na equipe. O zagueiro foi muito bem nos desarmes, mas deixou a desejar pela falta de uma atitude mais ofensiva nos lançamentos.

Foi convocado para as Copas do Mundo de 2006 e 2010, sendo titular nas duas. Em 2010 foi o capitão e um dos líderes do time, ajudando a levar a Seleção Norte-Americana até as oitavas-de-final do torneio, sendo eliminada por Gana pelo placar de 2 a 1 na prorrogação.

Foi contratado pelo Saint-Étienne em Julho de 2010.

Volta à página principal