Make your own free website on Tripod.com
XIX Copa do Mundo da FIFA - 2010
Carles Puyol
Home

n_puyol_carles_puyol_saforcada-9461.jpg

Carles Puyol Saforcada (La Pobla de Segur, 13 de abril de 1978) é um futebolista espanhol. Atualmente joga no Barcelona, único clube em toda a sua carreira.

Começou no Barcelona B em 1997, sendo promovido à equipe principal do Barcelona dois anos depois, onde joga até hoje como titular. Tido como um dos melhores zagueiros da atualidade, costuma jogar duro, mas destaca-se por cometer poucas faltas e pela marcação. O técnico Louis Van Gaal tentou colocá-lo em várias posições, como meio-campista e lateral-direito, porém só conseguiu se fixar na defesa.

Alguns anos depois, tornou-se o capitão do Barcelona. Por ter nascido em uma cidade da Catalunha, ser idolatrado pelos torcedores e estar sempre expondo seu amor pelo clube, sendo um dos maiores ídolos da história deste, Puyol foi o escolhido para liderar a equipe.

Seu primeiro título da liga veio na temporada 2004/2005, com o Barça, treinado por Frank Rijkaard, e tendo como parceiros jogadores do porte de Ronaldinho Gaúcho, Samuel Eto'o, Lionel Messi, Xavi, Deco, entre outros.

Com um total de mais de 450 partidas com a camisa do Barcelona, atualmente é titular absoluto na zaga da equipe. Ele usa tanto a perna direita tanto a perna esquerda, porém ao passar do tempo sua habilidade com a perna esquerda o fez virar lateral/zagueiro esquerdo do Barcelona.

Pela seleção, disputou os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, na qual a Espanha ficou com a medalha de prata, e também a Euro 2004. Dois anos depois, foi titular na Copa do Mundo de 2006.

Em 2008, fez parte da seleção espanhola que conquistou a Euro 2008. Após o torneio, Puyol foi eleito um dos melhores jogadores deste, fazendo parte da equipe da Euro.

Em 7 de julho de 2010, Puyol marcou aquele que talvez foi o gol mais importante de sua carreira, na vitória sobre a Alemanha, o único da vitória que classificou a Espanha para a grande final, onde a Espanha acabou vencendo e se consagrando como a primeira seleção a vencer a Copa em território Africano.

Volta à página principal